Comunidade Missionária – Por Pe. Vitor Feller

>
>
Comunidade Missionária – Por Pe. Vitor Feller
Missão da Arquidiocese na África

O Concílio Vaticano II (1962-1965) entende a Igreja como comunhão e missão que reflete no mundo a comunhão e a missão da Santíssima Trindade. O Documento de Aparecida assume essa concepção, quando afirma: “O mistério da Trindade é a fonte, o modelo e a meta do mistério da Igreja” (DAp 155). O documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, também assume essa configuração da Igreja: “O estado permanente de missão supõe que a comunidade cristã tenha consciência de que ela é, por sua natureza, missionária”. E, logo a seguir: “Para ser missionária, a paróquia precisa ir ao encontro das pessoas” (CNBB, Doc. 100, n. 189).

Comunhão e missão                               

Deus é comunhão e missão. Comunhão de três pessoas num só Deus. Missão do Filho e do Espírito Santo enviados pelo Pai ao mundo. Também a Igreja é comunhão e missão. É comunidade missionária, como ensina o Papa na Evangelii Gaudium (EG 24). São dois elementos inseparáveis: o ser leva para a ação; a ação conduz para o ser. É impossível ser discípulo e viver em comunhão, sem ser missionário. É impossível fazer missão sem proceder da comunhão e sem trazer de volta para ela.

Sístole e Diástole

Comunhão e missão equivalem ao pulsar do coração da Igreja num movimento de sístole e diástole. Sem os dois movimentos a Igreja pode morrer por necrose ou por hemorragia. A Igreja precisa da missão para captar os sinais dos tempos e enriquecer sua comunhão. E precisa da comunhão para dela fazer fluir os dons de Deus em benefício do mundo.

Igreja em saída

Esta expressão do Papa Francisco deve mexer com as posições, agendas, compromissos. O ser humano está muito acomodado àquilo que já faz e sabe. Dispor-se à conversão, à mudança de mentalidades e de práticas, ao desapego, eis o caminho que se tem pela frente. Se, em linha de hipótese, o mundo não precisa da Igreja para realizar-se, a Igreja, ao contrário, não consegue viver sem o mundo. Ela é chamada e enviada a dar vida ao mundo e se abastecer dele para poder continuar a ser. A Igreja só é se existir para os outros. É a única sociedade no mundo que existe em benefício daqueles que não são membros dela.

Artigo publicado na edição de outubro, nº 205, do Jornal da Arquidiocese.

Pe. Vitor Galdino Feller

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA