Começa Quaresma e Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

>
>
Começa Quaresma e Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

missa_cinzas (20)Em Missa Solene nesta Quarta-feira de Cinzas, 10, Dom Wilson Tadeu Jönck recordou o convite do Papa Francisco para que esta Quaresma seja marcante na vida dos cristãos. “O Papa quando convocou o Ano da Misericórdia, pensou neste tempo como uma intensa vivência da misericórdia de Deus”, lembrou o Arcebispo de Florianópolis. “Que a Quaresma seja um período de mudança de vida. Que alcancemos uma vida de graça. E por isso o convite para buscarmos o sacramento da confissão”, enfatizou.

A Celebração teve início às 18h30 na Catedral Metropolitana e também marcou o início da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016, que tem como tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”.

missa_cinzas (3)Durante a homilia, dividida em duas partes, Dom Wilson esclareceu primeiramente as motivações para a CFE deste ano. “A Igreja do Brasil quer chamar a atenção e convocar a todos para uma reflexão e tomar consciência da situação estrutural das cidades”, destacou. De modo particular, a campanha deste ano dará ênfase à questão da água, do lixo e do saneamento básico.

Ainda na manhã desta quarta-feira teve uma coletiva de imprensa, na Cúria de Florianópolis, sobre o tema. Confira a matéria especial!

O segundo assunto da fala do Arcebispo, durante a Missa, foi sobre a Quaresma e o sentido deste tempo penitencial. “Somos agora motivados a intensificar nossa vida de oração, além daquilo que já fazemos habitualmente. Quanto ao jejum, ele nos serve como forma de estarmos orientados e permanecermos direcionados para o nosso Deus. E, a esmola – como todo exercício da caridade – nos ajuda a construir a prática cristã”, declarou Dom Wilson, fazendo referência ao Evangelho.

Na oportunidade, ainda citou as obras de misericórdia, motivando “os fiéis a se organizarem para realizar algumas das obras corporais e tenham atenção também às obras espirituais”.

missa_cinzas (15)“Que, sobretudo, saibamos exercitar o perdão. O perdão transforma o coração do ser humano. Se formos capazes de dar o perdão, nossa vida muda e muda para melhor”, concluiu o Arcebispo.

 

Veja a galeria de fotos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA