Começa em Lages a 52ª Assembleia Regional de Pastoral

>
>
Começa em Lages a 52ª Assembleia Regional de Pastoral

Foto: Franklin Machado/CNBB

Começou na manhã desta sexta-feira, 23 de agosto, a 52ª Assembleia de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As principais lideranças da Igreja em Santa Catarina estão reunidas no Centro de Formação Católica de Lages (SC), para o encontro que tem como objetivo principal a construção e aprovação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina.

Durante a abertura, o bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4, dom frei Severino Clasen, deu as boas-vindas aos participantes e falou dos grandes desafios e alegrias a serem definidas durante a Assembleia. “Na medida que se olha e se ouve a Igreja em Santa Catarina, percebemos que temos uma força muito grande. Nós sempre temos algo a oferecer. Somos uma Igreja com uma fecunda história e caminhada. As Diretrizes que aprovaremos nesta Assembleia tem o objetivo de nos conduzir e nos confirmar no jeito de ser Igreja catarinense. A partir delas conseguiremos olhar para o chão que pisamos”, declarou o bispo.


Dom frei Severino Clasen. Foto: Franklin Machado/CNBB

Dom frei Severino também lembrou que o Regional vive um período de festa pelos 50 anos de sua instalação. “Estamos em tempo de festas e isso nos unes. Podemos ser chamados de igreja da festa. Se temos festa é porque temos alegria, e se temos alegria é porque temos Jesus Cristo. O mundo precisa de alegria e não de ódio. Nós temos Jesus Cristo que é a fonte da alegria”, declarou. O bispo finalizou sua fala agradecendo dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão e ex-presidente do Regional, afirmando que a nova presidência será um tempo de continuidade do trabalho desenvolvido até aqui.

Oração Inicial – Antes da fala de abertura, os participantes da Assembleia, conduzidos pelos representantes da diocese de Blumenau, realizaram um momento orante em ação de graças pelos 50 anos de instalação da CNBB Sul 4 que será celebrado em 2020. O roteiro da oração foi retirado do livro em comemoração do jubileu de ouro, que será distribuído para todas as dioceses durante a Assembleia.

Tema Central – Durante a 52ª Assembleia, será estudada e atualizada a segunda versão de um texto mártir das Diretrizes que vem sendo preparado desde a última Assembleia, em agosto de 2018. O texto traz um rosto catarinense e parte das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovado em maio deste ano, durante a 57ª Geral da CNBB, em Aparecida (SP).

As novas Diretrizes irão nortear todo o trabalho evangelizador nas dioceses, paróquias e comunidades eclesiais de base durante os próximos quatro anos (2020-2023). O pano de fundo do texto que está sendo construído é a evangelização no mundo urbano, entendo esse mundo com uma cultura que está no campo e na cidade. Também foi escolhida a parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37), como paradigma metodológico de todo o processo de construção.

Programação – Além das novas Diretrizes, assuntos como o planejamento do cronograma e orçamento para 2020 e a 25ª Romaria da Terra e das Águas também serão discutidos durante o encontro. Ainda na manhã de hoje (23) contarão com uma análise da atual conjuntura nacional, com a colaboração do professor e pesquisador especialista em direito público, doutor Melillo Dinis, de Brasília (DF).

Participa da Assembleia o episcopado catarinense acompanhado da coordenação diocesana de pastoral mais dois representantes da diocese, ecônomos diocesanos; coordenadores regionais de pastorais, movimentos, organismos e serviços; colaboradores da secretaria regional de pastoral e convidados da presidência. O Regional Sul 4 da CNBB compreende a todo o território do estado de Santa Catarina.

Você pode acompanhar todas as notícias da 52ª Assembleia Regional de Pastoral no site e redes sociais do Regional Sul 4. Fotos, entrevistas, e transmissões ao vivo para deixar você conectado com os principais momentos do evento.

AssembleiacnbbLages

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA