Colégio faz da Páscoa, aula de solidariedade e resistência à violência

>
>
Colégio faz da Páscoa, aula de solidariedade e resistência à violência

Com tantos ovos de chocolate espalhados pelos mercados, muitos acabam esquecendo o verdadeiro significado da Páscoa: a ressurreição de Jesus Cristo. Tempo de “passagem”, lembrando que precisamos, diariamente, recomeçar.

É assim que o Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima, no Estreito, em Florianópolis, vem trabalhando com os alunos esse período pascal. Com atividades e decorações que manifestem a centralidade da fé cristã e não reforcem os apelos comerciais, os professores trazem para a discussão o verdadeiro significado da Páscoa, procurando estabelecer relações com a vida dos jovens e com aspectos presentes em nossa sociedade.

O ponto alto das celebrações foram as apresentações do grupo de teatro do colégio, que interpretou, mais do que a morte, a ressurreição de Cristo. “Jesus morreu na cruz, mas ressuscitou e nos convida a ressuscitar junto. Ressuscitamos quando amamos o próximo, quando não permitimos a injustiça, não nos acomodamos e, especialmente, quando não aceitamos como banais as mortes pela violência”, explica o professor Ricardo Marques, coordenador da Pastoral do colégio.

Durante dois dias (26 e 27 de março), o grupo de teatro fez 12 apresentações, que foram assistidas por mais de 600 pessoas, desde as turmas do 3º ano do Fundamental até o Terceirão, além dos familiares.

Doações

O colégio também promoveu uma ação social, convidando a comunidade a doar material escolar e alimentos não perecíveis. Ao todo, foram arrecadados 35 mochilas, 24 lancheiras, 24 livros, 350 materiais de higiene pessoal e de limpeza, 620 quilos de alimentos não perecíveis, 80 penais com lápis diversos, nove pastas plásticas, 32 cadernos universitários, 18 cadernos pequenos e cerca de 300 lápis de cores diversas.

Entre os locais beneficiados, os materiais escolares irão para o Centro de Educação Municipal Jardim Solemar (São José) e Casa Dom Orione (Capoeiras). Os alimentos e materiais de higiene e limpeza serão doados para a Ação Social das igrejas de Barreiros, da Coloninha e Balneário.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Everton Veber

Por jornalista Paulo Scarduelli / Grangeiro & Scarduelli Comunicação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA