Cinema do CIC recebe mostra de filmes em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado

>
>
Cinema do CIC recebe mostra de filmes em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado

As sessões gratuitas acontecem nos dias 26 e 27 de junho às 20h

Para marcar o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, o Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados em Florianópolis e região (GAIRF) realiza a mostra de cinema REFUGIADOS.DOC. Seis documentários abordam a partir de diferentes perspectivas as histórias de pessoas forçadas a abandonar seus países por causa de guerras, catástrofes naturais, perseguições e violações de direitos humanos.

A abertura da mostra será no dia 26 de junho, às 20h, com a apresentação de quatro curtas-metragens brasileiros.

O documentário “Refugiados – A vida de Popole Misenga” retrata a história do judoca congolês que integrou a primeira equipe de refugiados a disputar os Jogos Olímpicos. Misenga chegou ao Brasil 2013 para participar de um campeonato de judô e viu na viagem a oportunidade de buscar um futuro melhor longe da República Democrática do Congo, onde conflitos armados deixaram cerca de 6 milhões de mortos nas últimas duas décadas. O filme é de Cavi Borges, também diretor de “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”.

Pensado e filmado junto com os moradores da Casa do Migrante, “Home Video” apresenta o olhar de imigrantes e refugiados sobre sua própria condição na cidade de São Paulo. A produção catarinense “Rekomanse” mostra o cotidiano de haitianos que vieram para Chapecó depois do terremoto de 2010. “Vidas Deslocadas” conta a história de Faez Abbas e Salha Nasser, casal de refugiados palestinos reassentados no Rio Grande do Sul.

No dia 27 serão exibidas duas produções que integram a mostra “Olhares sobre o Refúgio” da ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), evento que está passando por cinco capitais brasileiras no mês de junho.

“Bem-vindo ao Canadá”, curta metragem de 2016, traz a história do jovem refugiado sírio Mohammed Alsaleh. Depois de fugir da tortura e prisão do regime de Assad, Mohammed está reconstruindo sua vida no Canadá e ajudando os compatriotas recém-chegados.

O longa-metragem “A Casa de Lucia”, dirigido pelo cineasta curitibano João Marcelo e por Lucia Luz, retrata a história de uma refugiada síria que vive no Brasil e faz uma viagem inesperada para reencontrar seus pais e irmãos no Kuwait. Os registros da viagem foram gravados pela própria Lucia, que também é a primeira refugiada a conseguir uma transferência entre sua faculdade de origem e uma Universidade Federal brasileira. O filme acaba de estrear em circuito nacional e será exibido pela primeira vez em Florianópolis.

Após a exibição dos filmes, haverá uma roda de conversa entre membros do GAIRF e o público. Toda a programação é gratuita. O evento tem o apoio da Fundação Catarinense de Cultura.

Sobre o GAIRF

Criado em 2014 por iniciativa da Arquidiocese de Florianópolis, o Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados em Florianópolis e região (GAIRF) reúne diversas instituições e membros da sociedade civil, entre os quais estão a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Pastoral do Migrante, tendo como objetivo integrar imigrantes e refugiados à sociedade brasileira. Acompanhe o grupo em: www.facebook.com/gairf  e www.imigrafloripa.wordpress.com


Refugiados no Brasil 

Segundo dados do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), vivem atualmente no Brasil cerca de 10 mil pessoas reconhecidas como refugiadas, de diferentes nacionalidades, sendo a maioria proveniente da Síria, Colômbia e República Democrática do Congo.

Serviço

Mostra de Cinema REFUGIADOS.DOC

Quando: segunda-feira (26) e terça-feira (27) às 20h
Onde: Cinema do CIC, Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis

Entrada Gratuita

Programação

Dia 26/6:

“Refugiados – A vida de Popole Misenga” (dir. Cavi Borges)

“Home Video” (dir. Lucas Rached)

“Rekomanse” (dir. Ana Marinho, Beatriz Cerino, Caroline Figueiredo, Everson

Chagas e Izabel Guzzon)

 “Vidas Deslocadas” (dir. João Marcelo)

Duração da sessão: 1h

 Dia 27/6:

“Bem-vindo ao Canadá” (dir. Adam Loften & Mary Fowles)

“A Casa de Lucia” (dir. João Marcelo e Lucia Luz) 

Duração da sessão: 1h30

 

Por Sansara Buriti – (48) 99859-7304

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA