Cardeal Dom Damasceno fala da situação atual do país e outros temas

>
>
Cardeal Dom Damasceno fala da situação atual do país e outros temas

O Arcebispo Emérito de Aparecida (SP), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, 80 anos, chegou na Arquidiocese de Florianópolis na noite da última terça-feira, 23, para uma extensa programação em Santa Catarina.

Nesta quarta-feira, 24, Dom Damasceno fará a entronização da réplica oficial da imagem de Nossa Senhora Aparecida e dará a bênção na nova capela do Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC), em Brusque. Este evento faz parte das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul (SP) e também, dos 35 anos do Seminário Filosófico. Na tarde deste mesmo dia, o Cardeal se encontra no Seminário de Azambuja, com todos os seminaristas residentes em Brusque, e às 19h, preside a Missa que inicia o Tríduo em preparação à Festa de Nossa Senhora do Caravaggio ou Nossa Senhora de Azambuja, no Santuário. Na ocasião, o Cardeal fará a entronização de uma imagem réplica oficial de Nossa Senhora Conceição Aparecida, que ficará no Santuário. Estas imagens são uma doação especial do Santuário Nacional.

Dom Damasceno gravou um vídeo para a Assessoria de Comunicação da Arquidiocese, onde falou de assuntos como, a conjuntura atual do Brasil; relembrou o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul (SP); o Jubileu dos 300 anos comemorados no dia 12 de outubro; os dez anos da 5ª Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (CELAM), em Aparecida; o encontro com Papa Francisco e os motivos do Sumo Pontífice para não vir ao país neste ano e, claro, deu a bênção para todo povo catarinense. 

Assista o vídeo:

Na quinta-feira, 25, Dom Raymundo Damasceno preside Missa às 10h, no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento. Na ocasião, ele também fará a entronização de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário.

Segundo o reitor do Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, Pe. Francisco de Assis Wloch, “através destas réplicas da imagem da Padroeira do Brasil, os Santuários da Arquidiocese estão em unidade com o Santuário Nacional, que celebra os 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul”.

Ainda na quinta-feira, 25, o Cardeal retorna à Florianópolis, onde à tarde participa de um momento com os seminaristas do Seminário Convívio Emaús. Em seguida, Dom Damasceno segue para a Diocese de Tubarão.

Programação na Diocese de Tubarão

 

Programação em Tubarão

Na sexta-feira, 26, a Catedral Diocesana de Tubarão receberá a imagem Nossa Senhora Aparecida, feita por artesãos de Belém, Palestina, e trazida pelo Arcebispo Emérito, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida que será trazida foi doada aos bispos, por ocasião da assembleia anual da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e Dom João Francisco Salm (Bispo de Tubarão,) achou significativo que ela ficasse na Catedral (igreja mãe da diocese).

A programação consta de Missa às 19h30 desta sexta-feira, 26, presidida pelo Cardeal Dom Raymundo, na Catedral.

Os cardeais são responsáveis por assistir e aconselhar o Papa nas suas tarefas administrativas e religiosas, bem como elegem e podem ser eleitos papas durante um conclave.

Com informações também do Pe. Rafael Uliano – Diocese de Tubarão

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA