Caminhada das CEBs na América Latina

>
>
Caminhada das CEBs na América Latina

Somos construtores, unnamed (1)(11)não chefes de trabalho, os ministros, não o Messias.  Nós somos profetas de um futuro que não é nosso (Dom Oscar Romero).

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) no Cone Sul são articuladas por uma equipe que representa cinco países: Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile. Nos dias 17 a 20 de fevereiro estiveram reunidos representantes das CEBS do Brasil, Argentina e Paraguai na comunidade de Quilmes, em Buenos Aires, para o 9º Encontro de Articulação do Cone Sul. O Brasil foi representado por Maria Glória da Silva (rep. da Ampliada Nacional) e Patrícia Lúcia da Silva Abreu (Convidada pela Arquidiocese).

unnamed (5)(5)Fomos acolhidos com alegria e entusiasmo pela comunidade de Quilmes, na Fundação Padre Angel, (local do encontro). O encontro foi um momento de graça, tranquilo (embora idiomas diferentes), produtivo, com partilhas muito ricas. Teve como objetivo, a articulação e o fortalecimento da caminhada das CEBs na região do Cone Sul, a partir da realidade atual e dos desafios delas nos países.

Cada país partilhou um pouco da sua realidade trazendo as experiências de lutas e conquistas, alegrias e dificuldades, desafios e frutos, sonhos e esperanças. Reforçamos o nosso compromisso profético e missionário no seguimento de Jesus no contexto social, politico, cultural e eclesial vivenciado nas comunidades.

Também refletimos: Como chamar, convidar, cativar a juventude de hoje a se inserir na vida de comunidade, na formação bíblica, de fé e política, no compromisso social e eclesial? Sobre a dimensão ecumênica das Comunidades Eclesiais de Base como sinal de uma espiritualidade encarnada na vida do povo; a formação sistemática, bíblica, catequética, e de fé e política para animadores, e sobre o encontro latino americano no Paraguai, em 2016.

Nas celebrações da Palavra e da Eucaristia experimentamos uma espiritualidade diversificada, expressada e vivenciada nos países.  Ao final do encontro foram encaminhadas pistas de ação comuns para a caminhada conjunta das comunidades dos países que formam o Cone Sul: Paraguai, Chile, Uruguai, Argentina e Brasil, como: Curso de formação intensivo, a comunicação (redes sociais e outros) para o fortalecimento da caminhada e a representação da juventude por países.

Finalizamos animados e impulsionados pela mensagem de Dom Oscar Romero. Ele nos deixou um legado importante de amor e luta. Seu exemplo de vida nos ajuda a cultivar a utopia na construção de um mundo melhor e fortalece nosso compromisso ao lado dos mais pobres no seguimento de Jesus (Jo 10,10).

unnamed (2)(11)“Pelos caminhos da América, bandeiras de um novo tempo, vamos semeando, ao vento, atitudes de paz, justiça e fraternidade…”

Por: Maria Glória da Silva – Coord. Arq. dos GBF/CEBs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA