Arquidiocese lança nesta terça-feria, a 3ª edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues

>
>
Arquidiocese lança nesta terça-feria, a 3ª edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues
Padre Joaquim, da Pastoral do Migrante, um dos homenageados de 2015.
Padre Joaquim, da Pastoral do Migrante, um dos homenageados de 2015.

Foi dada a largada nesta terça-feira, 23, para o lançamento oficial da 3ª edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues, em uma inciativa da Arquidiocese de Florianópolis, através da Ação Social Arquidiocesana (ASA).

O ano de 2016 é o Ano Santo da Misericórdia, onde o Papa Francisco afirma ser “o tempo para a Igreja reencontrar o sentido da missão que o Senhor lhe confiou no dia de Páscoa: ser sinal e instrumento da misericórdia do Pai (cf. Jo 20,21-23). Por isso o Ano Santo deverá manter vivo o desejo de privilegiar os inúmeros sinais da ternura que Deus oferece ao mundo inteiro, e, sobretudo a quantos estão na tribulação, vivem sozinhos e abandonados, e também sem esperança de serem perdoados e sentirem-se amados pelo Pai”. Neste sentido, além de premiar entidades sociais, o Prêmio Dom Afonso Nieh­ues homenageará pessoas empenhadas em difundir a misericórdia às pessoas e comunidades em vulnerabilidade social.

Três iniciativas serão premiadas com o valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais) cada uma: Entidade Social, Ação Social Paroquial e Pastoral Social ou Movimento Eclesial Católico.

Seis pessoas vão ser homenageadas com atuação nas diferentes categorias: Presbítero, religioso/a, diácono, leigo/a, servidor/a público/a e empresário/a.

As Iniciativas Solidárias e o trabalho desenvolvido por estas seis pessoas homenageadas devem possuir uma ou mais das seguintes características:

a) inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social;

b) ações de superação da pobreza e de geração de trabalho e renda através da Economia Popular Solidária;

c) articulação e promoção do protagonismo de grupos socialmente vulneráveis nas mobilizações e lutas sociais;

d) promoção de grupos para a participação em espaços de construção da cidadania, políticas públicas e/ou no exercício do controle social destas políticas.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no período de 23 de agosto a 21 de outubro de 2016.

DSC_3039As Iniciativas Solidárias deverão ser protocoladas na sede da Ação Social Arquidiocesana (ASA), através de formulário próprio do prêmio, juntamente com um CD contendo no mínimo cinco fotos, com imagens das ações desenvolvidas pela respectiva iniciativa solidária.

A entrega da premiação das Iniciativas Solidárias e homenagem às pessoas que contribuem para a solidariedade e misericórdia será no dia 24 de novembro, às 19h30.

O edital completo da 3ª edição do Prêmio de Inciativa Solidária Dom Afonso Niehues você encontra no site: www.asafloripa.org.br.

Dom Afonso Niehues

Nasceu em São Ludgero, em 23 de agosto de 1914, e faleceu em Brusque, no dia 30 de setembro de 1993. Foi Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis de 14 de agosto de 1965 até 23 de janeiro de 1991. Em 1966, Dom Afonso Niehues começou a formar o Secretariado Arquidiocesano de Pastoral e ativou diversos setores, entre eles, o das Pastorais Sociais, mas especificamente, a Ação Social Arquidiocesana (ASA).

Como primeiro presidente da ASA, ele incentivou as paróquias para formarem Ações Sociais Paroquiais para desenvolverem atividades visando despertar a consciência para as questões sociais e transformarem a realidade das comunidades mais empobrecidas.

Este ano completa o 102º aniversário natalício de Dom Afonso.

Confira a premiação do ano de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA