Arquidiocese e FACASC promovem Encontro de Vereadores

>
>
Arquidiocese e FACASC promovem Encontro de Vereadores

A Igreja vive o Ano do Laicato, que tem como tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14). O objetivo é estimular o protagonismo dos cristãos dentro da igreja e na comunidade.

O Papa Francisco afirma que “a política é uma das formas mais altas da caridade, pois busca o bem comum. E os leigos cristãos devem trabalhar na política”. Em sintonia com a Igreja e o Santo Padre, a Arquidiocese e Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), promoveram no dia 26 de abril, no auditório da instituição, o Encontro de Vereadores das Câmaras dos municípios da área da jurisdição arquidiocesana.

Foto: Pe. Domingos Nandi
Foto: Domingos Nandi

O evento constituiu em uma mesa-redonda, onde foram debatidos os temas da superação da violência e o papel do cristão na política. Estavam presentes no debate o Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck,; a assistente social da Prefeitura de Florianópolis, Katia Abraham; a diretora estadual de Direitos Humanos, Rosane Nogueira; o vereador da capital, Pedro Silvestre, e o superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis, Guilherme Botelho.

No fim da conversa de cada tema, foi aberto o microfone para os demais vereadores contribuírem com a discussão.  O vereador de São João Batista, Beto Souza (PPS), ressalta que para começar uma mudança na sociedade, primeiro é preciso mudar a atitude nas câmaras municipais. “Quando entrei na Câmara, os vereadores já estavam trabalhando para o próximo prefeito e não pela cidade. Temos vereadores que vão apoiar um deputado por causa de uma ambulância. O problema real está no sistema político falido que vivemos, precisamos varrer o país desta velha política”, desabafou Beto.

Segundo o vereador de Anitápolis, Fábio Pereira (PP), ocorre na sociedade uma crise de valores. Ele demonstra preocupação com a família e diz que “a mídia está distorcendo aquilo que aprendemos em casa. Nós estamos acuados, precisamos agir. Eu como pai e legislador preciso mostrar que isto não é correto”, alertou Fábio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA