Arcebispo Dom Wilson recebe a imprensa para lançamento da Campanha da Fraternidade 2018

>
>
Arcebispo Dom Wilson recebe a imprensa para lançamento da Campanha da Fraternidade 2018

Na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, o Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, concedeu uma coletiva de imprensa para lançar a Campanha da Fraternidade (CF) 2018. Tem como tema, “Fraternidade e superação da violência”, e o lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)”.

A coletiva ocorreu na Cúria Metropolitana, centro da Capital de Santa Catarina, e contou com a presença do novo secretário de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), o advogado e professor de Direito, Alceu de Oliveira Pinto Junior e do subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, que será o novo comandante-geral da instituição a tomar posse no dia 22 deste mês.

Estiveram presentes grande número de jornalistas.

Na abertura da coletiva, Dom Wilson falou que quando se trata de violência, abordam-se todas as formas: a violência contra os migrantes, idosos, mulheres, crianças, população de rua. “Parece que há uma cultura da violência. Violência não se combate com a violência. Precisa-se investir na educação para formar as pessoas. A estratégia é a educação, dar elementos para a família e a certeza de ser acolhido, isso ajuda a diminuir a criminalidade. A Campanha da Fraternidade deve envolver os políticos, a escola, a comunidade, as empresas, a igreja e toda sociedade”, destacou o Arcebispo. E prosseguiu ao afirmar que “a gente sente confiança na polícia, ela trabalha com a parte mais difícil, que é enfrentar os piores criminosos, e diariamente. Não é nada fácil, por isso, a polícia merece todo nosso apoio”.

O número de pessoas assassinadas diariamente corresponde à queda de um Boeing 737 cheio de passageiros. Em Santa Catarina, segundo estatística da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), no ano de 2017 foram registradas 985 vítimas de homicídio. O que equivale a 14,3 mortes a cada 100 mil habitantes. De 1º a 31 de janeiro de 2018, a SSP contabilizou 79 mortes no Estado.

Imagens da coletiva neste link. 

Na Capital do Estado, foram 150 vítimas de homicídio durante 2017, segundo a SSP, o que corresponde a 31,4 homicídios a cada 100 mil habitantes. De 1º a 30 de janeiro de 2018, foram 13 mortes.

O novo secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, o advogado e professor de Direito, Alceu de Oliveira Pinto Junior, que toma posse neste mês de fevereiro, parabenizou a igreja pela escolha do tema. “Precisamos prevenir a criminalidade e a violência. Não é esperar só pela polícia. Esse trabalho da Igreja é fundamental e vai precisar do apoio da família, da comunidade, da escola, da Igreja. Essa contribuição dos âmbitos da sociedade é fundamental”, refletiu Alceu Junior.

“A Igreja tem um papel histórico no capital social. Me chamou atenção o tema da Campanha – “Fraternidade e superação da violência”. É uma realidade a ser superada e não só combatida. Precisamos cuidar para não ser monólogos e os atores principais no palco. A parceria com as instituições é fundamental. A Polícia Militar se apresenta como parceira nesta campanha”, apontou Coronel Araújo.

Ele continuou ao propor “que seja um ano para construir. Necessitamos da capacidade de se colocar no lugar do outro, de sofrer a dor do outro, de ser um agente de transformação positiva. Entre os crimes que mais crescem estão a violência doméstica e o abuso de crianças. Ou seja, não é só a violência no espaço público. Aí a Igreja entra na reconstrução de valores”.

O Arcebispo Dom Wilson abre oficialmente para os fiéis a Quaresma com a Missa de Cinzas às 18h30, na Catedral Metropolitana.

 

 

Arcebispo Dom Wilson recebe a imprensa para lançamento da Campanha da Fraternidade 2018. Campanha da Fraternidade 2018cnbbDom Wilson JönckPolícia Militar de Santa CatarinaQuaresma 2018Quarta-feira de CinzasSecretaria de Segurança Pública de Santa Catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA