Ano da Vida Consagrada – Por Pe. Vitor Feller

>
>
Ano da Vida Consagrada – Por Pe. Vitor Feller

No primeiro domingo do Advento (30/11/2014) teve início o Ano da Vida Consagrada. Foi instituído pelo Papa Francisco para celebrar o 50º aniversário do decreto conciliar Perfecta e Caritatis sobre a renovação da vida religiosa, de 28 de outubro de 1965. A conclusão está prevista para o dia 02 de fevereiro de 2016, por ocasião do Dia da Vida Consagrada. No decorrer desse amplo espaço de tempo serão realizadas inúmeras iniciativas e celebrações para ressaltar as várias dimensões da missão dos consagrados.

Importância da vida consagrada

Com o decreto Perfecta e Caritatis, o Concílio Vaticano II propôs para as pessoas consagradas, também chamadas de religiosos ou religiosas, a caridade perfeita. Todos os cristãos são chamados à radicalidade da vida no Evangelho. Mas as pessoas consagradas são chamadas a seguir o Senhor de uma forma especial. Por sua vida santa, sua perfeição no seguimento de Cristo, sua doação no serviço do próximo, seu amor aos pobres, sua disposição para a atividade missionária, “são homens e mulheres que podem acordar o mundo”, diz o Papa. Além da radicalidade da vida batismal, seguem o carisma de alguma congregação, instituto ou ordem, vivendo em pequenas comunidades os valores centrais do Evangelho.

 

Missão da vida consagrada

Assim refere-se o Documento de Aparecida às pessoas consagradas: “Segundo seus carismas fundacionais, colaboram com a gestação de uma nova geração de cristãos discípulos e missionários e de uma sociedade onde se respeite a justiça e a dignidade da pessoa humana” (DAp 217). Atuando nos meios populares, no mundo da educação e da comunicação, da assistência social e da conscientização do povo, apontam para o mundo novo. Pelos votos de pobreza, castidade e obediência, sinalizam para os outros membros da Igreja e para o mundo as realidades definitivas do Reino de Deus. No Reino definitivo, diante de Deus, todos serão pobres, castos e obedientes, porque só o Senhor será nosso único bem.

Artigo publicado na edição de dezembro, nº 207, do Jornal da Arquidiocese.

Advento e NatalAno da Vida ConsagradaPe. Vitor Galdino Feller

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA