“Acolher o outro é acolher a Deus em pessoa”

>
>
“Acolher o outro é acolher a Deus em pessoa”

De 18 a 25 de junho se celebra em todo Brasil a 32ª Semana do Migrante que tem como tema: Migração, biomas e bem viver.

A Pastoral do Migrante (PM) é responsável por acolher e auxiliar os estrangeiros que decidiram adotar a região da Grande Florianópolis como lar. Fundada em 1996, com a vinda dos Missionários de São Carlos para Arquidiocese de Florianópolis, a pastoral atende em média 45 migrantes por dia.

Atualmente, os haitianos são os migrantes em maior número. Além deles, a PM recebe muitos latino-americanos, dentre eles, argentinos, equatorianos e uruguaios.

O Jornal da Arquidiocese bateu um papo com a agente social da Pastoral do Migrante, Tamajara da Silva. A antropóloga conta que uma das maiores dificuldades que os migrantes enfrentam é a comunicação. “Não há cursos particulares voltados para eles, a maioria é pensada somente para um grupo”, afirma Tamajara.

Além deste fator, a falta de emprego é outro obstáculo que os estrangeiros enfrentam. “O idioma dificulta a inserção deles no mercado de trabalho. Os latinos têm menos dificuldades por causa do setor de turismo”, explica a antropóloga. Em contrapartida, os haitianos, sírios e turcos têm grande dificuldade para serem contratados, pois a comunicação torna-se uma barreira. “É muita burocracia. Se para nós brasileiros já é complicado preencher uma ficha de recursos humanos, imagina para eles”, analisa Tamajara.

Hoje, a Pastoral do Migrante conta uma equipe grande de voluntários, porém ainda não existe uma estrutura para comportar esse grupo e proporcionar um ambiente digno de atendimento para os estrangeiros. A atual sede precisa de doações de alimentos, mas não há espaço suficiente para armazenar os mantimentos.

Nova sede

Em setembro de 2016, o Governo do Estado de Santa Catarina assinou um termo de contrato com a Ação Social Arquidiocese (ASA) para a execução do Centro de Referência do Imigrante, que seria instalado no Terminal Rodoviário Rita Maria, em Florianópolis. Até o momento, porém, não se tem um posicionamento concreto por parte da Secretaria Estadual de Assistência Social quanto ao início da obra. A ASA aguarda a definição do local e o repasse do recurso para a execução do centro de referência.

Ajude a Pastoral do Migrante!

Telefone: (48) 3225-7043
Endereço: R. Treze de Maio, 62, José Mendes, Florianópolis.

Matéria publicada no Jornal da Arquidiocese, página 10, edição de junho de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA