“25 bilhões de metros cúbicos de esgoto são produzidos todos os dias no Brasil”

>
>
“25 bilhões de metros cúbicos de esgoto são produzidos todos os dias no Brasil”

DSC_5596A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) promoveu Sessão Especial alusiva à Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016 na terça-feira, 23.

Na composição da mesa estavam presentes o presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo da Diocese de Tubarão, Dom João Francisco Salm; o Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck;  o representante do Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão (CIER), o pastor sinodal, Inácio Lemke; o professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutor em gestão social da água, pela universidade do Canadá, Daniel José da Silva e  a presidente da Federação Catarinense de Municípios, pastora e prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind.

O plenário da casa contou com a participação do Movimento de Irmãos Área IV da Grande Florianópolis, de outras pastorais, movimentos, sacerdotes, religiosos, estudantes de teologia e representantes das igrejas cristãs.

Veja a galeria das imagens aqui.

DSC_5650

A Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, do bairro Saco dos Limões, da Capital, abriu a noite com o hino oficial da Campanha. Na sequência foi apresentado um vídeo institucional produzido pelas Igrejas Cristãs, sobre o meio ambiente.

A Alesc homenageou algumas pessoas com uma placa, entre elas, representantes das Igrejas Presbiteriana Independente, Católica Apostólica Ortodoxa, Evangélica de Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana no Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, entre outras entidades.

O autor da indicação da Sessão Especial, deputado estadual Pe. Pedro Baldissera (PT), disse que “a temática do saneamento básico é problema atual. A pobreza e a degradação ambiental andam juntas. O conceito casa comum nos coloca dentro de um mesmo lar. Quando retiramos o lixo de uma lixeira, ele não sairá de nossa casa comum”.

O Arcebispo pontuou que o mundo deve ser ferido pela novidade do Evangelho. “A questão do saneamento básico, temos que fazer pelo viés do espírito do Evangelho. A justiça, igualdade, o amor ao próximo, que isto seja colocado. Então nós veremos a justiça correr como um rio e que os valores do Evangelho possam guiar o lugar da nossa casa comum”, afirmou Dom Wilson Jönck.

Direito para todos

“É um direito humano fundamental e requer a união de forças. O saneamento básico precisa ser enfatizado como uma ação de combate à miséria”, sublinhou o representante do Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão (CIER), o pastor sinodal, Inácio Lemke.

Professor Daniel José da Silva
Professor Daniel José da Silva

Dados que assustam e colocam em alerta

Um dos momentos mais impactantes da Sessão Especial alusiva à CFE 2016 foram os dados apresentados pelo professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutor em gestão social da água, pela universidade do Canadá, Daniel José da Silva.

Ele afirmou que 25 bilhões de metros cúbicos de esgoto são produzidos todos os dias, e de cada dez pessoas, duas não têm acesso a água tratada. Apenas 20% do esgoto de Santa Catarina tem tratamento e coleta adequados. E ainda, 13% de toda água do Planeta correm dos rios brasileiros. Dados que podem ser encontrados no Instituto Trata Brasil.

Daniel sublinhou que estuda, há seis meses, a Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco. Ele citou o artigo 228 da Encíclica, sobre a ideia do amor civil e político.

“Existe uma dimensão política que está descuidada e o amor pode dar ordem. O Papa fala da cultura do cuidado. Se não tivéssemos desenvolvido o cuidar, não teríamos chegado onde chegamos. Hoje estamos perdendo a cultura do cuidado. O Papa também nos dá a ideia do bem comum. O amor está para o humano, assim como o bem comum está para a humanidade”, destacou o professor.

Existe solução

O pós-doutor em gestão social da água enfatizou que o saneamento não será resolvido pelas nossas indignações. “Grupos de trabalho, mesas redondas, a universidade, todos devem trazer esse assunto para o bem comum”, destacou Daniel da Silva.

A presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), prefeita de São Cristóvão do Sul e pastora, Sisi Blind, pontuou que “a religião se conecta com a vida. É tão fácil jogar fora, passamos a realidade para o outro. O que passamos na solução? Sempre para o outro. Juntos encontramos a solução do que é comum, de todos. Vamos convidar a universidade. Vamos sair do nosso comodismo”.

Presidente do Regional Sul 4 faz um apelo

O presidente do Regional Sul 4 da CNBB e bispo da Diocese de Tubarão, Dom João Francisco Salm, encerrou a Sessão Especial ao fazer um clamor de que 100 milhões de brasileiros vivem sem tratamento de esgoto. Dom Salm disse que a falta de saneamento tem grande impacto na educação. “O que nos une é a preocupação e o cuidado com a casa comum. Precisamos tornar o saneamento uma realidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA