Brasão

>
Brasão

O brasão de armas da Arquidiocese ou, simplesmente, brasão da Arquidiocese, é um desenho especificamente criado – obedecendo às leis da heráldica – com a finalidade de identificar a Arquidiocese.

Explicação Heráldica
logo_250Escudo: Esquartelado de prata e vermelho, brocante sobretudo, uma cruz de esmaltes trocados e cantonada por uma roda (de Santa Catarina), dividida em quatro partes, com os esmaltes também trocados.
Insígnias Arquiepiscopais: mitra, cruz patriarcal e báculo.

Comentário
A peça heráldica brocante sobre o escudo, acima blasonada, por símbolo algum pode ser substituída, por ser a Cruz da Vitória de Cristo, o Messias. Ela contém toda a plenitude da nossa fé e a expressamos como o anunciado Sinal, que aparecerá no Firmamento, no tremendo Dia do Último Juízo. É figura sacramental para a Igreja Universal e as suas Províncias Eclesiásticas, Dioceses, Paróquias e Famílias.

A Cruz é expressão de reconciliação e o livro aberto para todos que com fé procuram a Única Verdade, depositada no “Deus Trino-Uno” e na qual a Virgem-Mártir, Padroeira desta Arquidiocese, a eloqüente defensora, Santa Catarina de Alexandria, nutriu-se virginal – e sacrificalmente (branco e vermelho do escudo), qual a Santa Mãe Igreja, para vencer o mundo perverso (o instrumento despedaçado, a roda de torturas).

A Sacrossanta Cruz, conforme o Apóstolo São Paulo, é símbolo da Reconciliação, Paz, Força Divina e Glória; foi prefigurada por Moisés, no sentido da Salvação, pela elevação da serpente de bronze. Seja este símbolo da Arquidiocese estímulo para a salvação de todos os fiéis.

NB: O Brasão é criação artística do monge beneditino Ir. Paulo Lachenmayer, O.S.B.(Salvador – BA, 1977);

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA