_DSC9520O seminário é o espaço necessário para o discernimento vocacional. Os primeiros passos acontecem através do Grupo de Orientação Vocacional (GOV), Seminário Menor e Propedêutico.

A Igreja procura oferecer aos candidatos uma formação que envolva as seguintes dimensões: humano-afetiva, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral-missionária. O seminário é um processo de cultivo, discernimento e amadurecimento.

Seminário Nossa Senhora de Lourdes (Menor)

O Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes é o lugar dos primeiros anos da formação. É o local especial para cultivar a vocação. Na Arquidiocese está localizado em Azambuja, Brusque. Os destinatários são os jovens vocacionados do ensino médio.

Tem como meta o aprofundamento da vocação cristã, o desenvolvimento da vocação presbiteral e os estudos preparatórios ao seminário maior.

Nesse ano de 2016, somam 12 seminaristas e iniciaram as atividades no dia 20 de fevereiro.

Reitor: Pe. Francisco de Assis Wloch

Formador: Pe. Eder Claudio Selva.
 
Assistente Espiritual: Pe Iseldo Scherer.
 

Contato: (47) 3351-4992


Seminário Monsenhor Valentim Loch (Propedêutico)

Sem.PropedêuticoEsse período é um tempo de preparação humana, cristã, intelectual e espiritual para os candidatos ao seminário maior. O ingresso no propedêutico deve ser precedido por um processo de discernimento vocacional e o tempo de duração é um ano.12798914_948132438598116_8053792012803169270_n (1)

O seminário propedêutico, Monsenhor Valentim Loch, está localizado na Ponta de Baixo, em São José (Casa Santa Maria).  Este ano de 2016 conta com nove seminaristas.

Os encontros vocacionais, para ingressar no propedêutico, são destinados aos jovens que estão no terceiro ano do ensino médio ou já completaram. Esses encontros serão conduzidos em forma de retiros vocacionais e acontecerão, na Casa Santa Maria. As datas serão ainda confirmadas para 2016.

Facebook: Seminário Propedêutico Monsenhor Valentim Loch

Contato: (48) 3259-5591


 Seminário Maior Nossa Senhora de Lourdes (Filosofia)

Sem.Azambuja - 2O seminário maior de filosofia está localizado também em Azambuja, Brusque. Nessa etapa ingressam aqueles que já concluíram o seminário menor ou o propedêutico. Os estudos filosóficos tem duração de três anos e representam um dos elementos constitutivos da formação.

Nesse ano de 2016, as atividades iniciaram no dia 10 de fevereiro, contando com 27 seminaristas, sendo 19 da Arquidiocese de Florianópolis e 8 da Diocese de Tubarão.

Formador e Reitor: Pe. Francisco de Assis Wloch
 
Assistente Espiritual: Pe Iseldo Scherer.
 
Contato: (47) 33514992
 

 

 


Seminário Convívio Emaús  (Teologia)

Sem.Convívio EmaúsO seminário maior de teologia, chamado Convívio Emaús, está localizado em Florianópolis. Nesta etapa ingressam aqueles já concluíram o estudo da filosofia. Os estudos teológicos tem duração de quatro anos.

O estudo da teologia busca desenvolver uma consciência aprofundada dos mistérios da fé cristã e que seja capaz de orientar a vida e o agir do presbítero.

Neste ano de 2016 são 16 seminaristas na Teologia, sendo 04 da Diocese de Tubarão.

Contato: (48) 3234-4443

 


Ordenação

Após a conclusão dos estudos teológicos seguem o estágio pastoral, a ordenação diaconal e a ordenação presbiteral.

Dados dos seminários da Arquidiocese de Florianópolis para 2016:

12 seminaristas no Ensino Médio;
09 seminaristas no Propedêutico;
27 seminaristas na Filosofia, sendo 08 da Diocese de Tubarão;
16 seminaristas na Teologia, sendo 04 da Diocese de Tubarão.

Reze e colabore com as vocações, o futuro da Igreja! Seja um benfeitor dos nossos seminários! Vocação acertada, vida feliz!