Bula de Criação do Bispado de Florianópolis

>
Bula de Criação do Bispado de Florianópolis

A 19 de março de 1908, a Secretaria da Sagrada Congregação Consistorial e do Sacro Colégio (hoje Sagrada Congregação para os Bispos) decretava o desmembramento do Estado de Santa Catarina do Bispado de Curitiba, no Paraná, criando a Diocese de Florianópolis. A Bula “Quum Sanctissimus Dominus Noster”, assinada pelo Substituto da Sagrada Congregação, Dom Júlio Grazioli, foi entregue ao Núncio Apostólico no Rio de Janeiro, que a tornou pública a 2 de maio.

Assim sendo, houve controvérsia a respeito da data da criação do Bispado: 2 de maio ou 19 de março? O problema se prende à cópia da Bula comunicada ao Bispo de Curitiba, D. João Francisco Braga. Esta traz a data da comunicação da Nunciatura (2 de maio), com alteração no nº. XV, que substitui o original da Sagrada Congregação. Era este o texto à disposição, quer na Cúria de Florianópolis quer na de Curitiba.

Em 1981, escrevi ao então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Carmine Rocco, e este, com data de 12 de agosto me enviou, diretamente do Arquivo Secreto do Vaticano, cópia do original da Bula. É desta que a “Pastoral de Conjunto” publica a fotocópia. E ali se vê a data efetiva: 19 de março de 1908.

É bom para o leitor ter presente o texto da Nunciatura, sob o nº. XV:

“Haec omnia et singula ut supra praescripta ac declarata iusta memoratum Decretum Consistoriale, cujus leges, clausulae, limitationes et conditiones hic ad verbum transcriptae sunt, ad actum traduci et absque ulla alia declaratione vel mandato suos plenarios effectus sortiri debere, de Auctoritate Apostolica Nobis tributa, edicimus atque iubemus, contrariis quibuscumque minime obstantibus et omni exceptione remota, reservata nobis potestate dirimendi, difiniendi ac removendi quamlibet difficultatem vel oppositionem.

Datum Petropoli ex Aedibus Nuntiaturae Apostolicae die secunda Maii anno Domini MCMVIII.
+Alexandre, Arcebispo de Farsalo “Núncio Apostólico”

 

Como se nota, na linha anterior o texto da Bula enviado pela Nunciatura traz a data de 2 de maio; mas o texto original da Bula indica que a data da criação do primeiro Bispado de Santa Catarina efetivamente é 19 de março de 1908.
Outra consulta feita à Nunciatura se referia ao Nome e ao Título da Diocese que alguns achavam ser Diocese de Santa Catarina.
A Bula de criação deixa isso bem claro: Diocese de Florianópolis, englobando o Estado de Santa Catarina. E o Título é o mesmo da Igreja Catedral: Diocese de Nossa Senhora do Desterro.

Digno de nota é salientarmos que a (Arqui) Diocese foi criada por São Pio X, o Papa da Eucaristia, que governou a Igreja de 1903 a 1914. Uma das causas que aceleraram sua morte foi perceber irreversível o conflito mundial de 1914. O Papa da Eucaristia, de origem humilde amava a paz e com extrema humildade conduziu a Igreja após o glorioso Pontificado de Leão XIII. Estimulou a comunhão freqüente também para as crianças a partir da idade da razão. Mesmo sendo Papa, todos os sábados ministrava o Catecismo para um grupo de crianças das quais depois celebrava a Primeira Comunhão.
Uma Paróquia da Arquidiocese o tinha por patrono: a de Ilhota, agora pertencente à Diocese de Blumenau.

Fonte: Pe. José Artulino Besen

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA